Por Lucas Barbosa
A Atrio Hotéis é uma administradora hoteleira que atua há mais de 30 anos no mercado, sob as bandeiras Ibis, Ibis Styles, Ibis Budget, Mercure, Novotel e Grand Mercure, bem como dois hotéis de bandeiras independentes, sempre prezando pela excelência no atendimento e maximização dos resultados.
Em coletiva online realizada há pouco, Beto Caputo, presidente da Atrio Hotel Management, apresentou um balanço das atividades da operadora nos últimos dois anos, bem como novidades e perspectivas para o biênio 2022-2023. Em 2021, a empresa teve faturamento de R$ 290 milhões, alta de 123% em relação ao ano anterior, período mais crítico da pandemia.
Ainda representando a Atrio, também estiveram presentes Paulo Mélega, vice-presidente de Operações, e César Nunes, vice-presidente de Vendas e Marketing. João Cazeiro, diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da Livá, e Marcel Bicca, head de Operações da Xtay, também participaram da coletiva.
Caputo iniciou o momento destacando a atuação durante a crise sanitária. “Fomos muito ágeis para saber quando fechar nossas operações. Entramos na pandemia com 51 hotéis e saímos com 71. Ou seja, acabamos crescendo durante o período, muito especialmente devido à assertividade com que reagimos à crise”, pontuou.
O executivo também destacou os investimentos em novos modelos de negócios e tecnologias. “Sabemos que isso é fundamental para todas as indústrias. Na hotelaria, de certa forma, estávamos atrasados. Então, a pandemia foi um bom momento para pensarmos em todas essas questões”, comentou.
Dando continuidade à coletiva, Mélega mencionou alguns prêmios de qualidade recebidos por empreendimentos da Atrio. “Ganhamos seis vezes a Árvore de Ouro, premiação concedida pela Accor para os melhores hotéis ibis do mundo”, disse. Já este ano, a empresa recebeu o selo Traveller Review Awards, da Booking.com.
Números e iniciativas
Hoje, a Atrio tem 70 hotéis em operação, em 48 cidades brasileiras. São 10 mil quartos sob gestão, gerando 1,9 mil empregos diretos e aproximadamente 9,5 mil indiretos. Hoje, os ativos geridos e de propriedade da empresa totalizam R$ 3 bilhões, somando ainda cerca de 2,8 mil investidores.
“Para esse ano, nosso orçamento é de R$ 540 milhões. Nossa meta é chegar a 100 hotéis até 2023. Estamos administrando oito marcas, seis delas da Accor. Além disso, temos registrado crescimento no número de hotéis midscale e upscale”, acrescenta Mélega, que também reforçou os investimentos feitos principalmente em automação, facilitando a operação para os hóspedes. “Nos últimos meses, foram investidos R$ 1,5 milhão em aceleração digital, que engloba, inclusive, uma plataforma para os colaboradores, com o intuito de facilitar os processos”, acrescentou.
No fim do ano passado, a empresa lançou o aplicativo Atrio Invest, no qual investidores podem acessar dados detalhados sobre rendimentos dos ativos. “T.I, pessoas e processos são alguns dos pilares que temos trabalhado nos últimos anos”, destacou Mélega.
Impactos da pandemia
Em sua participação, Nunes apresentou números em relação a indicadores como ocupação e diária média. No ano passado, os hotéis tiveram ocupação de 40%, o que já representa crescimento de 21,2% relação a 2020, quando o indicador ficou em 33%.
“Em termos de performance, temos um grande desafio, que é a retomada da diária média, porque temos sentido o impacto da inflação. Para voltar a rentabilizar e manter a qualidade do serviço prestado, é super importante melhorar esse indicador. Entre 2020 e 2021, tivemos crescimento de 6%”, pontua Nunes, indicando que não conseguiu repor nas diárias as perdas da inflação do ano passado, que superou os dois dígitos.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, a taxa de ocupação ficou em torno de 48%, o que gerou um faturamento de R$ 73 milhões nos hotéis da operadora catarinense. “Estamos considerando essa base de 70 hotéis, mas temos buscado trazer mais empreendimentos ao portfólio”, explica.
Expansão
Caputo afirmou ainda que a Atrio tem 20 hotéis com previsão de abertura para este ano. “Nós estamos bastante otimistas com essa estratégia focada, principalmente, em conversões e, eventualmente, rebranding e hotéis novos”, afirma.
Hoje, a maioria dos hotéis da empresa é concentrada no Sudeste. Por outro lado, Caputo destaca que essa expansão tem tomado outros rumos, como a região Norte, com duas aberturas previstas para 2022.
A Livá Hotéis, parceiro estratégico da Atrio no segmento de multipropriedade, possui hoje dois hotéis em operação, totalizando 580 apartamentos. Segundo Cazeiro, mais duas unidades estão com abertura confirmada para 2022. Como meta, a empresa espera somar 13 projetos assinados e operando até o fim de 2022. Um deles, com mais de 1 mil apartamentos.
“Hoje, é difícil definir qual a melhor praça para o segmento de multipropriedade. Posso dizer, contudo, que muitas vezes o próprio empreendimento cria um destino. Hoje, o setor não aceita mais hotéis ou produtos sem conceituação de lazer ou alguma diversão”, avalia.
Short-term rentals e tecnologia
Por fim, Bicca destacou o trabalho realizado pela Xtay, outra empresa da qual a Atrio tem participação acionária, dessa vez no mercado de short-term rentals. “Hoje, temos investido muito em tecnologia. Hoje, por meio da nossa central 24h, o hóspede pode solicitar serviços, manutenção e troca de enxoval, entre outros serviços. Então, trazemos todo esse diferencial ao cliente”, pontua.
Hoje, a proptech opera 20 studios em São Paulo e 39 em Palhoça (SC). A empresa também conta com mais de 200 unidades em construção, sendo 60 na Paraíba, 80 em São Paulo, 40 no Paraná, 20 no Rio de Janeiro e 10 em Santa Catarina.
Para os próximos dois anos, a Xtay espera chegar a 2 mil studios. Já em termos de receita, a previsão é chegar ao final de 2022 batendo em R$ 2,7 milhões.
Expectativas
Caputo finalizou o momento falando sobre as expectativas da Atrio, principalmente para o segmento de eventos, que está se recuperando de forma gradual. “Acredito que a demanda de eventos atrairá novos investidores, ajudando a girar a engrenagem, estimulando o crescimento.”
“Como o Beto comentou, acreditamos que os eventos vão voltar. Mesmo nos encontros realizados no formato híbrido, o público presencial esgotava as vagas existentes. As pessoas têm essa necessidade de interagir, e o presencial também ajuda no fechamento de novos negócios”, finaliza Nunes.
() Crédito da capa: Arquivo HN (*)
Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News
Fonte da notícia: https://www.hoteliernews.com.br/atrio-cresce-na-crise-e-mira-receita-recorde-em-2022/