Hotelaria cresce em diária média, RevPAR e ocupação no primeiro bimestre

O setor hoteleiro brasileiro apresentou um desempenho robusto no primeiro bimestre de 2025, com crescimento significativo em três importantes indicadores: taxa de ocupação, diária média e RevPAR (receita por apartamento disponível).

De acordo com o relatório do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), a taxa de ocupação dos hotéis brasileiros aumentou 13,8% em relação ao mesmo período de 2024, atingindo um patamar de [inserir patamar]. Esse crescimento foi puxado pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte, que apresentaram altas de 15%, 15,8% e 11,3%, respectivamente.

A diária média também apresentou um desempenho positivo, com um aumento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. As regiões que apresentaram maior crescimento na diária média foram a Sudeste (+5,1%), Centro-Oeste (+4,5%) e Sul (+3,9%). Já a região Nordeste apresentou uma queda de 6,5% na diária média.

O RevPAR, que mede a receita por apartamento disponível, apresentou um crescimento de 17,9% em relação ao mesmo período de 2024. Esse indicador é considerado um dos mais importantes para avaliar o desempenho do setor hoteleiro.

Os hotéis classificados nas categorias econômica, midscale e upscale também apresentaram crescimento. A taxa de ocupação aumentou em todas as categorias, com destaque para a categoria econômica (+16,6%). A diária média também apresentou crescimento em todas as categorias, com exceção da categoria luxury, que apresentou uma queda de 2,1%.

Esses números refletem uma retomada robusta da atividade hoteleira no país, com uma expectativa de crescimento contínuo nos próximos anos. O setor hoteleiro brasileiro tem apresentado uma recuperação gradual desde 2021, após os impactos da pandemia de COVID-19.